Todo mundo deseja ter um emprego estável, por isso, logo os concursos públicos são as melhores opções. No entanto, nem sempre é possível encontrar a profissão dos sonhos nessa modalidade de emprego.
Por exemplo, os instrutores de yoga são profissionais muito requisitados, mas será que há possibilidade de trabalhar de forma concursada? Isso é o que você vai saber agora!
A profissão é regulamentada no Brasil?
Ao ver um professor de yoga você pode até achar que ele se enquadra nas opções de profissões regulamentadas no nosso país, no entanto, a verdade é outra. Essa profissão ainda não foi regulamentada aqui no território brasileiro.
Há uma PL que tramita desde o ano de 2016, que deseja a regulamentação da carreira de instrutor de yoga.
Existe concurso público para professor de yoga?
Será que existe concurso público para professor de yoga? A resposta é não!
Não há um concurso público voltado para essa área, e isso é de se esperar, já que a profissão ainda não é reconhecida em nosso país. Todas as empresas que incluem esse profissional em seu quadro, é de forma privada.
Por isso, se você pretende ter uma carreira com estabilidade através dos concursos, ser instrutor de yoga não é o melhor caminho, por hora.
Como funciona a carreira de professor de yoga?
Geralmente o instrutor de yoga trabalha de forma independente, prestando serviços para pessoas físicas e empresas. Ele pode ser contratado para eventos, por instituições privadas de ensino e corporativas, como também por pessoas que desejam aprender o yoga.
Seu salário é obtido através de todos os ganhos pelas contratações, no entanto, não há como trabalhar de carteira assinada e nem obter todos os benefícios da CLT. O professor de yoga também não pode ser MEI.
Isso significa que atuar como instrutor de yoga é uma modalidade de trabalho independente, até que o projeto de lei seja aprovado.
Quanto ganha um professor de yoga?
O professor de yoga pode ter ganhos diferentes, dependendo da área de atuação. Segundo um site onde profissionais do mundo todo informam seus ganhos, o salário de um instrutor de yoga aqui no Brasil é em média R$8.900,00.
Em quais locais é possível dar aulas?
Um professor de yoga pode dar aulas em locais como academias, casas de repousos, SPA, hotéis, resorts, hospitais, centros de estéticas, clínicas, empresas, e muitos outros.
Cada um desses locais contrata o profissional através de contratos que podem ser por um período curto ou mais prolongado.
O mercado de trabalho para esses profissionais está em alta, por isso, mais pessoas estão contratando seus serviços.
O que é preciso para atuar como professor de yoga?
Ser professor é muito mais do que dar treinamento de yoga para outros. É conduzir o próximo numa jornada de autoconhecimento, ensinando-os a respeitar seus limites, contornando os desafios do dia a dia.
Para atuar como instrutor de yoga é necessário ter uma capacitação, no entanto, não existe curso superior para essa área, isto significa que não é preciso fazer faculdade, mas há muitos cursos de qualificação profissional disponíveis atualmente.